domingo, 16 de novembro de 2008

Softwares se adaptam ao acordo ortográfico

Segundo a Microsoft, a atualização do corretor do pacote Office será gratuita para todos os usuários.

Um dos maiores concorrentes do Office, o pacote gratuito BrOffice.org saiu na frente: colocou para download, em julho deste ano, o verificador atualizado para a reforma.

O corretor pode ser baixado gratuitamente em www.broffice.org/verortografico. Depois, é necessário descompactar os arquivos e, no Windows, copiá-los para a pasta C:Arquivos de programas\BrOffice.org2.3share\dictooo.

Nos testes da Folha, o verificador se saiu bem ao analisar frases como "Eles crêem ter uma boa idéia para tranqüilizar os passageiros do vôo" (que se tornará "Eles creem ter uma boa ideia para tranquilizar os passageiros do voo").



http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u453789.shtml

Novas regras

Vocês estão sabendo das novas regras ortográficas?
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u460778.shtml

Uma vez pronto o "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa", os dicionários de bolso que já incorporaram o acordo ortográfico internacional precisarão ser mais uma vez reeditados, dessa vez com as mudanças definitivas. É por isso que as versões completas do "Houaiss" e do "Aurélio" ainda não foram lançadas.

As novas regras ortográficas começam a ser aplicadas em janeiro de 2009, mas as atuais continuarão sendo aceitas até dezembro de 2012.

A partir de janeiro de 2013, serão corretas apenas as novas grafias.